Considerando as orientações da administração superior, conforme notícia veiculada em 17/03/2020, disponibilizamos como serão mantidas as atividades do Núcleo de Tecnologia da Informação em virtude da preservação da saúde de seus colaboradores.

Automaticamente todos os colaboradores estão autorizados a desempenhar suas atividades preferencialmente de forma remota conforme orientações das suas chefias imediatas. As atividades que não sejam possíveis de serem realizadas de forma remota serão avaliadas quanto a sua essencialidade e criticidade e estas serão atendidas por equipes conforme escalas de trabalho previamente definidas mediante a solicitação via sistemas.furg.br ou através do contato disponível em nosso site.

Os colaboradores que estão enquadrados em grupo de risco (idosos, gestantes, hipertensos, diabéticos e outros) caso não tenham condições de desempenhar suas atividades de forma remota, por precaução estarão dispensados neste período de suas atividades de forma presencial.

Reforçamos novamente que todo o contato com às equipes deverá ser realizado via sistema solicitação disponível em sistemas.furg.br ou através de nosso formulário de contato.

Todos os procedimentos adotados até o momento seguirão sendo monitorados para que em eventuais mudanças no cenário atual consigamos nos readaptar para não causar nenhum prejuízo à comunidade.

Ficamos a disposição para eventuais esclarecimentos e a contamos com a compreensão e colaboração de todos neste delicado momento em que estamos passando.

 

CERT.br divulga novas dicas para uso seguro das redes sociais

Cuidados para proteção do perfil são detalhados nessa versão do fascículo

Invasão de privacidade, contato com pessoas mal-intencionadas, danos à imagem e à reputação. Esses são alguns riscos a que os milhões de usuários de redes sociais no Brasil podem estar expostos e que estão detalhados no fascículo Redes SociaisdaCartilha de Segurança para Internet. Produzido pelo Centro de Estudos, Resposta e

Comunicamos que domingo, dia 29/03/2015 das 8hs às 12hs, será realizada a interrupção de todos os serviços prestados pelo NTI. A interrupção deve-se a manutenção corretiva em nosso gerador, sendo necessário realizar o corte de energia elétrica de todo o prédio.
 
Antecipadamente, pedimos desculpas por eventuais transtornos ocasionados e tão breve possível retornaremos a normalidade.

O NTI informa à comunidade o aumento de velocidade de conexão da FURG à Rede Nacional de Pesquisa (Internet Academica).

O enlace que operava a 300Mega bits por segundo passa  para 1 Gigabit por segundo, desde o Campus Carreiros até o ponto de presença da RNP em Porto Alegre.

O NTI da FURG gostaria de apresentar suas desculpas a todos os usuários do serviço de e-mail institucional. Uma falha física no sistema de armazenamento das caixas de e-mail causou a perda irrecuperável das mensagens ali armazenadas.
O acesso as contas foi restabelecido e estão sendo feitas mudanças para que o serviço tenha mais confiabilidade e robustez.
Somos conscientes de nossa responsabilidade perante nossos usuários e dos grandes transtornos causados por essa falha. Nossa preocupação inicial foi recuperar a funcionalidade do serviço e melhorá-lo.

A seguir detalhamos o que aconteceu:

- no dia 01/10/2014 foi identificado um alerta em duas das três storages "DAS" instaladas no NTI, uma delas que armazena as imagens do sistema de vigilância da FURG (CFTV) e a outra que armazena as caixas de e-mail institucional, incluindo os "@furg.br", "@uab.furg.br", "@hu.furg.br", "@faherg.furg.br", "@faurg.furg.br", etc;
- os contatos iniciais com a empresa fabricante foram infrutíferos pois os equipamentos não estavam mais cobertos por garantia ou qualquer contrato de suporte, após isso começamos tratativas com a DELL para nos atender mesmo nessa situação;
- segundo as informações que tínhamos da empresa que forneceu e instalou os storages, o sistema estava configurado com RAID 5 e com um disco, de um total de 15 discos, como "HOT SPARE", isso significa que podíamos perder dois discos, sendo que quando um dos discos do array do raid falhasse o disco em hot spare assumiria a posição e após sincronizado o raid mais um do array poderia falhar sem causar perda dos dados;
- no dia 06/10/2014 entramos em contato com com a DELL, fabricante dos equipamentos, e apesar dos equipamentos não estarem mais cobertos por garantia ou outra forma de contrato de suporte, a DELL prestou todo suporte necessário;
- a empresa enviou os softwares necessários para a verificação e diagnóstico físico dos equipamentos;
- no dia 08/10/2014 preparamos o ambiente e fizemos a primeira parada no sistema para executar os procedimentos necessários;
- percebemos então que a informação anterior estava errada, o RAID configurado era o 5 mas sem disco "HOT SPARE", isso trazia uma urgência pois um dos disco já estava com problema físico e dois estavam apresentando problemas;
- enviamos os resultados para o técnico que nos atendia e que após algum tempo de análise nos retornou os passos seguintes;
- o storage do CFTV tinha um disco com problemas de gravação e o e-mail tinha dois discos com problemas, um com problemas físicos e outro com problemas de gravação, que precisavam ser trocados separadamente;
- no dia 13/10/2014 foi solicitada a compra emergencial de 3 HDs para repor as que apresentavam falhas, o setor de compras foi ágil e conseguiu adquirir as HDs em pouquíssimos dias úteis;
- por precaução decidimos fazer primeiro no CFTV que tinha somente um disco com problema ao invés do serviço de e-mail;
- a troca foi feita no dia 20/10/2014 e ocorreu normalmente a reconstrução (rebuild) do "array";
- mais tranquilos fizemos o planejamento da troca das HDs no servidor de e-mail;
- no dia 22/10/2014, foram iniciados os procedimentos de limpeza e arquivamento das contas não usadas e o backup das contas ativas;
- perto da meia noite e meia, no meio do procedimento de arquivamento preparação do arquivo de backup, o sistema colapsou perdendo o acesso físico aos discos;
- tomamos todas as medidas possíveis no momento para restaurar o acesso mas não obtivemos sucesso;
- na manhã seguinte dia 23/10/2014 as 07:00 entramos em contato com o setor de suporte da DELL que prontamente nos auxiliou novamente mesmo sem termos contrato formal de suporte, apesar disso e de tentarmos durante várias horas restabelecer o sistema fomos forçados a reconhecer que não teríamos como recuperar as caixas de e-mail;
- o atendimento DELL recomendou algumas mudanças na configuração da storage e "extra-oficialmente" tirou qualquer esperança de recuperar as HD danificadas já que os problemas eram físicos nos discos
- ainda tentamos substituir fisicamente uma e após as duas HDs e executar procedimentos de recuperação, mas continuamos sem sucesso;
- finalmente encerramos as tentativas no meio da tarde e comunicamos a Administração Superior do ocorrido;
- passamos o resto do dia recriando as caixas dos usuários e restabelecendo o envio e recebimento das mensagens por volta das 18:00;
- estamos fazendo mudanças visando melhorar a confiabilidade, estamos estudando também outras possibilidades para gerenciamento e controle das contas e caixas.

Novamente pedimos desculpas pelos transtornos causados nesse momento e no futuro, pois sabemos da necessidade de recuperar mensagens antigas e não poderemos atender essa demanda, sendo que somente o próprio usuário poderá solicitar aos seus remetentes que reenviem os e-mails trocados.
O que podemos é nos comprometer a redobrar os cuidados necessários para manter esse e outros serviços indispensáveis ao bom funcionamento da Universidade.

Luís Alberto Azambuja
Diretor do NTI - FURG