CERT.br divulga novas dicas para uso seguro das redes sociais

Cuidados para proteção do perfil são detalhados nessa versão do fascículo

Invasão de privacidade, contato com pessoas mal-intencionadas, danos à imagem e à reputação. Esses são alguns riscos a que os milhões de usuários de redes sociais no Brasil podem estar expostos e que estão detalhados no fascículo Redes SociaisdaCartilha de Segurança para Internet. Produzido pelo Centro de Estudos, Resposta e

Tratamento de Incidentes de Segurança no Brasil (CERT.br) do Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br), o fascículo ganhou uma nova versão, lançada nesta terça-feira (26), com informações atualizadas e mais recomendações de segurança para o acesso às redes sociais.

No Brasil, 77% dos usuários de Internet participam de redes sociais, de acordo com a pesquisa TIC Domicílios 2013, realizada pelo Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (Cetic.br), do NIC.br. A rápida velocidade com que as informações se propagam nesse ambiente, a grande quantidade de pessoas que elas conseguem atingir e a dificuldade de exclusão e controle sobre o conteúdo divulgado são algumas características inerentes às redes sociais abordadas no fascículo.

Miriam von Zuben, analista de segurança do CERT.br, destaca que "a calúnia e difamação nesse ambiente podem rapidamente se propagar, jamais serem excluídas e causarem grandes incômodos às pessoas envolvidas”. Para proteger a privacidade, os usuários devem lembrar que estão em um local público, que tudo que é divulgado pode ser lido ou acessado por qualquer pessoa. "Pense bem antes de divulgar algo, pois não é possível voltar atrás”, complementa.

Outra recomendação importante é proteger o seu perfil usando conexão segura (HTTPS) ao acessar o sítio da rede social e habilitar a verificação em duas etapas, sempre que estiver disponível. Esse recurso, que oferece proteção extra para suas contas na Internet e pode prevenir eventuais ataques, foi tema de outro fascículo da Cartilha de Segurança do CERT.br. Dicas para elaborarsenhas, manter seu computador e dispositivos móveisseguros e preservar a privacidade também podem ser conferidas nos demais fascículos.


Crianças e adolescentes
A versão atualizada do fascículo Redes Sociais reserva espaço maior para cuidados que os pais e responsáveis devem tomar para proteger seus filhos. A pesquisa TIC Kids Online Brasil 2013, também do Cetic.br, revela que 79% dos usuários de Internet entre 9 e 17 anos têm perfil nas redes sociais. A importância de respeitar os limites de idade estipulados pelos sítios e orientar os filhos é abordada no material.

"Percebemos que há uma tendência de pais exporem excessivamente os filhos nas redes sociais, o que pode levar ao constrangimento da criança e até à má utilização das imagens. O que pode ser algo inocente para um pai ou mãe pode ser encarado com outra conotação por pessoas mal-intencionadas”, alerta Miriam. O fascículo também traz novas recomendações para proteger a vida profissional e da sua empresa.

Mais dicas
Disponível nos formatos PDF e ePub e licenciada sobCreative Commons, a Cartilha de Segurança para Internet (http://cartilha.cert.br/) do CERT.br fornece outras recomendações para navegar de forma segura. Além dos fascículos mencionados, há dicas sobre comércio eletrônico, InternetBankinge redes. Acesse:http://cartilha.cert.br/fasciculos/

Sobre o CERT.br
O CERT.br é o Centro de Estudos, Resposta e Tratamento de Incidentes de Segurança no Brasil. Desde 1997, o grupo é responsável por tratar incidentes de segurança envolvendo redes conectadas à Internet no Brasil. O Centro também desenvolve atividades de análise de tendências, treinamento e conscientização, com o objetivo de aumentar os níveis de segurança e de capacidade de tratamento de incidentes no Brasil. Mais informações emhttp://www.cert.br/.

Sobre o Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR - NIC.br
O Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR -- NIC.br (http://www.nic.br/) é uma entidade civil, sem fins lucrativos, que implementa as decisões e projetos do Comitê Gestor da Internet no Brasil. São atividades permanentes do NIC.br coordenar o registro de nomes de domínio -- Registro.br (http://www.registro.br/), estudar, responder e tratar incidentes de segurança no Brasil -- CERT.br (http://www.cert.br/), estudar e pesquisar tecnologias de redes e operações -- Ceptro.br (http://www.ceptro.br/), produzir indicadores sobre as tecnologias da informação e da comunicação -- Cetic.br (http://www.cetic.br/), fomentar e impulsionar a evolução da Web no Brasil -- Ceweb.br (http://www.ceweb.br/) e abrigar o escritório do W3C no Brasil (http://www.w3c.br/).

Sobre o Comitê Gestor da Internet no Brasil - CGI.br
O Comitê Gestor da Internet no Brasil, responsável por estabelecer diretrizes estratégicas relacionadas ao uso e desenvolvimento da Internet no Brasil, coordena e integra todas as iniciativas de serviços Internet no País, promovendo a qualidade técnica, a inovação e a disseminação dos serviços ofertados. Com base nos princípios do multissetorialismo e transparência, o CGI.br representa um modelo de governança da Internet democrático, elogiado internacionalmente, em que todos os setores da sociedade são partícipes de forma equânime de suas decisões. Uma de suas formulações são os 10 Princípios para a Governança e Uso da Internet (http://www.cgi.br/principios). Mais informações emhttp://www.cgi.br/.